segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como será a guerra dos videogames em 2011

Os aplausos e gritos eufóricos no Shrine Auditorium de Los Angeles (EUA), na Electronic Entertainment Expo (E3), podem não ser bons parâmetros para medir qual empresa entre Microsoft, Nintendo e Sony levará a melhor no setor de games. Mas mostram que a briga será, sim, das mais disputadas.

Quatro anos depois, Wii, Xbox 360 e Playstation 3 continuam na jogada e ainda empolgam. Preparando-se para o futuro, as fabricantes inovam em jogos, periféricos e já desenvolvem tecnologias pensando na próxima geração de consoles, que, ao que tudo indica, chegará nos próximos dois anos.

Microsoft e Sony correm para trazer o sistema de movimentos aos seus consoles. A líder de vendas Nintendo, por sua vez, foi a única que, além de atualizar sua plataforma, apresentou uma tecnologia completamente nova na feira de games: o portátil tridimensional 3DS.

Mas será que tudo é tão inovador quanto parece? Será que o cenário e o mercado continuarão do mesmo jeito, com larga vantagem da Nintendo sobre as demais? A fim de responder ou elucidar algumas questões, INFO Online separou as principais apostas das empresas e faz um balanço da batalha que está por vir nos games.

Nintendo

Plataforma(s) em que apostará as fichas: Jogos e filmes 3D para o portátil Nintendo 3DS e continuações de jogos de sucesso da companhia para Wii.

Lançamento(s) de peso: Nintendo 3DS, o console portátil 3D que não requer óculos especiais, foi a grande estrela da E3. É o primeiro da categoria, bem como aconteceu com o Wii há exatos 5 anos. Seu trunfo é ter, na parte superior, uma estrutura de 3,5 polegadas que possibilita a visualização de imagens que, segundo a Nintendo, “saltam da tela” – e isso vale também para filmes. Ademais, o 3DS agrupa duas lentes de câmeras no lado externo, o que permite os usuários a gravarem suas fotos e vídeos em três dimensões. Já fora do universo portátil, a empresa também prepara uma série de lançamentos de jogos para todas suas plataformas, incluindo o Wii e o "antigo" DS.

Jogos: A aposta da Nintendo, claro, é atualizar e modernizar seus já consagrados títulos. Os mais aguardados e/ou inovadores são:

Donkey Kong Country Returns

The Legend of Zelda Skyward Sword

GoldenEye 007

Metal Gear Solid 3D

Ponto fraco: Com posição favorável no mercado, é difícil dizer que a Nintendo enfrentará uma maré negativa. Por ser a líder, a empresa pode apostar e até ditar tendências. O sistema de controle por movimentos foi trazido de modo eficaz pelo Wii e agora é imitado por suas concorrentes. Uma hipótese pessimista é que a plataforma sensorial da empresa acabe se tornando a pior das três, dada a pouca evolução que foi feita pela Nintendo nos últimos anos. Outro fator que pode incomodar é o esgotamento da tecnologia e do formato colorido - tido por muitos como infantil -, dando lugar a jogos mais adultos ou com gráficos mais elaborados para PS3 e Xbox 360.

Microsoft

Plataforma(s) em que apostará as fichas: Controles por gestos com Kinect e novos jogos para Xbox 360.

Lançamento(s) de peso: O sensor de movimentos para Xbox 360, Kinect (ou ex-Projeto Natal), foi apresentado na feira de games com previsão de lançamento para o dia 4 de novembro no mercado americano e, meses depois, no resto do mundo. O periférico engloba uma câmera RGB capaz de detectar movimentos de 48 partes do corpo e quer fazer frente ao já estabelecido Wii e o recém-anunciado Playstation Move. Analistas e jogadores aprovaram a novidade.

Principais jogos: Dentre os games anunciados, os que mais impressionaram foram os que chegarão para o sensor de movimentos Kinect:

Dance Central

Kinect Sport e Kinect Adventures

Your Shape

Star Wars

Ponto fraco: Desde 2008, a Microsoft corre atrás da tecnologia que tornou Wii um grande sucesso e, agora, parece finalmente ter conseguido torná-la efetiva para Xbox 360. O problema dessa perseguição é que a Nintendo, líder de vendas, teve tempo de sobra para elaborar novos consoles e formatos, como a chegada de seu portátil 3D que não requer óculos. Ao mesmo tempo, a Sony, tradicional no campo 3D, também fez o ambiente tridimensional chegar ao PS3 e parece investir cada vez mais na área. Se é a hora do 3D nos games, ou não, poucos podem afirmar. A certeza é que a Microsoft, neste início, está fora da briga.

Sony

Plataforma(s) em que apostará as fichas: Controles por movimento e 3D - no console e no Blu-ray.

Lançamento(s) de peso: Playstation Move, o sistema sensível a movimentos para Playstation 3, chegará ao mercado americano dia 15 de setembro por 50 dólares. Há ainda um pacote complementar que agrupa um joystick compatível chamado Navigation (30 dólares, a parte) e uma câmera, a Eye Move, por um preço total de 100 dólares. A Sony também anunciou novos títulos para serem jogados em 3D no Playstation 3.

Novos jogos: Na E3, a companhia anunciou que trará mais de 20 jogos tridimensionais até 2011, dentre eles:

Mortal Kombat

Gran Turismo 5

Crisis 2

NBA 2K11

Ponto fraco: A aposta no 3D da Sony pode ser considerada arriscada. A limitação mora no próprio custo para se usar a tecnologia. Além do console, o usuário precisa de uma TV específica e óculos especiais. Para melhorar ainda mais a experiência, o jogador gastará mais de cem dólares para ter o sistema de controle por movimentos. No fim, será o videogame com inovações mais caras, o que delimita sua atuação de mercado – aqui no Brasil, por exemplo, o valor, seria algo astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário